Interação
O conceito de interação social é um dos focos da obra de Vygotsky, que destaca a dialética entre o indivíduo e a sociedade, o intenso efeito da interação social, da linguagem e da cultura sobre o processo de aprendizagem. Este processo é fundamental para a interiorização do conhecimento – ou transformação do conceitos espontâneos em científicos – através do processo de tornar intrapsíquico o que antes era inter-psíquico.
Mediação
Enquanto sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado pelos sistemas simbólicos (língua, imagens) de que dispõe. Assim, destaca a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não é visto como uma ação do sujeito sobre a realidade (construtivismo), mas pela mediação feita por outros sujeitos.
O outro social, pode apresentar-se por meio de objetos, da organização do ambiente e do mundo cultural que rodeia o indivíduo.
Entende que o ser humano não é um produto do seu contexto social, mas também um agente ativo da criação desse contexto.
Os instrumentos mediadores são elaborados para a realização da atividade humana. O homem produz os seus instrumentos para s realização de tarefas específicas, são capazes de conservá-los para uso posterior, de preservar e transmitir a sua função aos membros de seu grupo, de aperfeiçoar antigos instrumentos e de criar novos
signos.
Com o auxílio dos signos, o homem pode controlar voluntariamente a sua atividade psicológica, ampliar a sua capacidade de atenção, memória e acumular informações, como, exemplo, pode-se anotar uma entrevista na agenda para não esquecer, consultar um atlas para localizar um país.
Mediação caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros homens. É através desse processo que as funções psicológicas superiores, especificamente humanas, se desenvolvem.
Dois elementos básicos responsáveis pela Mediação:
Instrumento - que tem a função de regular as ações sobre os objetos.
Signo – que revela as ações sobre o psiquismo das pessoas (objeto, figura, forma, fenómeno, gesto ou som – representa algo diferente de si mesmo) . Ex: no código de trânsito a cor vermelha significa parar.
Internalização
O processo de Internalização pode ser entendido como a reconstrução interna de uma operação externa, onde uma série de transformações se processam:
. uma operação que inicialmente representa uma atividade externa é reconstruída e começa a ocorrer internamente.
. um processo interpessoal é transformado num processo intrapessoal.
. a transformação de um processo interpessoal num processo intrapessoal é o resultado de uma longa série de eventos ocorridos ao longo do desenvolvimento.
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
O conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.
Desenvolvimento Real: é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem.
Desenvolvimento Potencial: é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir.
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