Teorias do desenvolvimento cognitivo
Não há um único conjunto de instruções que assegure aos pais resultados perfeitos mesmo seguido à risca. Existem muitas variações e experiências humanas que não fazem parte de qualquer teoria em particular integram as ações dos pais, o que torna impossível e não inteligente tentar seguir somente um método de educação infantil. Quanto mais informados os pais estiverem, mais capazes eles serão para escolher, entre as muitas atitudes e pontos de vista dos especialistas, as que acreditam que funcionarão para eles e serão compatíveis com seus temperamentos e estilos de vida. É de lembrar que tudo o que se lê ou ouve sobre o desenvolvimento normal de uma criança de uma certa idade refere-se ao que é esperado da criança comum. Mas deve-se ter em mente que o "bebé comum" não existe na realidade. Cada bebé provavelmente estará "adiantado" em algumas coisas e "atrasado" em outras.
http://www.hsw.uol.com.br/compreendendo-o-desenvolvimento-cognitivo-e-social-de-um-recem-nascido3.htm
A teoria da maturação de Gesell
Gesell tira a ênfase das diferenças individuais entre crianças e realça a importância da maturação. No entanto, este vê a maturação seguindo um cronograma herdado em que as habilidades e capacidades emergem numa sequência pré-definida. Gesell acredita que, devido ao fato de o bebé e a criança estarem sujeitos a forças do crescimento previsíveis, os padrões de comportamento resultantes não são fruto do acaso. Esses padrões são, em seu ponto de vista, produtos finais previsíveis de um processo de desenvolvimento total que funciona numa sequência específica. Ele descreve quatro campos do comportamento: motor, adaptativo, linguagem e pessoal-social. De acordo com esse ponto de vista, a organização do comportamento começa muito antes do nascimento e segue o seu desenvolvimento da cabeça aos pés.
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/psicdesenvcontrteoricas.htm
?Como relacionar a teoria do evolucionismo de Darwin com a teoria da maturação ?
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